Cirurgias Estéticas

A decisão de se submeter a uma cirurgia plástica estética ocorre em um momento especial na vida de qualquer pessoa, independentemente da idade.

Rinoplastia

A história da rinoplastia caminha paralela à história da cirurgia plástica. É a mais antiga das cirurgias da nossa especialidade. É uma das mais fascinantes cirurgias pelos resultados obtidos e também uma das mais satisfatórias aos pacientes.
​As técnicas de rinoplastia evoluíram muito nas últimas décadas, acrescentando valiosos recursos, possibilitando a obtenção de resultados cada vez mais sutis e refinados, com importante melhora funcional.

Ritidoplastia

As alterações faciais provocadas com o passar dos anos são inevitáveis. Caracterizam-se pela perda do tônus e elasticidade cutânea e muscular, bem como atrofia do tecido celular subcutâneo. Na juventude, a face tem o o aspecto triangular, mas torna-se quadrada na maturidade pela queda dos tecidos faciais em decorrência daquelas alterações e das forças gravitacionais.
​A cirurgia movimenta a face no sentido contrário às alterações provocadas pelo tempo. Ela é denominada “face lifting” (elevação da face) ou Ritidoplastia. 
Portanto, o objetivo da cirurgia da face em Belo Horizonte é o reposicionamento dos tecidos, retornando-os aos  andares superiores, devolvendo o tônus cutâneo, muscular e consequentemente o contorno triangular, realçando as maçãs do rosto e o arco mandibular.
Estas alterações oferecem à face o retorno da leveza e do frescor que os anos consumiram de uma  maneira suave e natural, com nobreza e dignidade, promovendo não só o aspecto mais jovial, mas sobretudo uma face iluminada e feliz.

Lipoaspiração

Conceitualmente, lipoaspiração é a técnica que suga o excesso de gordura debaixo da pele.
A cirurgia de lipoaspiração é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica e tem como objetivo o tratamento de gorduras localizadas (abdome, costas, culotes etc.). Não pode ser considerada uma técnica para emagrecimento, e sim para obter uma silhueta mais atraente e harmoniosa.
Na mulher, devido a fatores genéticos e/ou hormonais, a gordura geralmente acumula-se na região dos quadris e membros inferiores, e os homens geralmente apresentam este acúmulo na região abdominal.
As áreas que serão aspiradas são delimitadas pelo médico e é infiltrada uma solução que reduzirá o sangramento durante a cirurgia. São efetuadas pequenas incisões de 1 cm na pele por onde passa a cânula de lipoaspiração.

Mamoplastia de Aumento

A Mamoplastia é uma cirurgia plástica indicada para melhorar o aspecto estético da mama e, também, é indicada como recurso complementar no tratamento profilático de certas doenças da mama (casos especiais). Os implantes mamários de silicone alargam e aumentam a projeção dos seios.
 
​A grande maioria dos estudos demonstra que a Mamoplastia de aumento alcança um dos mais altos índices de satisfação das pacientes tornando-a, portanto, uma das cirurgias estéticas mais realizadas mundialmente, com seu número aumentando a cada ano. Assim como qualquer outra cirurgia, os resultados podem variar de pessoas para pessoa.

Mamoplastia Redutora

É uma das mais comuns, dentre as cirurgias estéticas, pois, além de ser indicada para melhorar o aspecto estético da mama, também é indicada como recurso complementar no tratamento profilático de certas doenças da mama (casos especiais) e como prevenção de problemas causados por mamas muito grandes. Assim como qualquer outra cirurgia, os resultados podem variar de pessoas para pessoa.

Abdominoplastia

A plástica de abdome (abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal) é uma técnica cirúrgica que tem como finalidade retirar o excesso de pele e gordura da região inferior do abdômen, refazer a cicatriz umbilical, realizar o reposicionamento da musculatura abdominal, podendo corrigir também o excesso de pele das laterais ao abdômen (flancos).
​Pessoas demasiadamente obesas obtêm resultado pouco satisfatório com a cirurgia. Nestes casos, a indicação cirúrgica poderá ser feita apenas por razões funcionais e higiênicas. Sendo assim, a abdominoplastia não deve ser considerada como um tratamento de emagrecimento, ainda que, nos casos de grandes obesos que perderam peso, as ressecções de tecidos serem, às vezes, de grandes proporções.

Aumento de Panturrilhas

Para quem quer aumentar o tamanho e valorizar o formato das panturrilhas a cirurgia de prótese de panturrilha, com a inserção de implantes de silicone na região, é uma solução.
​A cirurgia é indicada para pacientes que possuem pernas finas, tortuosas ou com alguma anomalia adquirida ou genética, como o objetivo devolver ao paciente um contorno harmonioso da silhueta da perna.

Blefaroplastia

Fatores como: idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais, etc., poderão deixar como consequência sua marca no território das pálpebras. Assim é que, quando você é examinado (a) pelo cirurgião plástico, este estará fazendo uma análise profunda, para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia.
Muitas vezes o problema estético das pálpebras é devido à fatores clínicos e não é indicada qualquer cirurgia (olheiras, edemas, etc.). Outras vezes, os problemas clínicos estão associados ao cirúrgico e, mesmo que se opere devidamente as pálpebras, ainda assim persistirá um percentual do defeito original, decorrente do distúrbio clínico associado.
A cirurgia plástica das pálpebras corrige apenas os excessos de pele e gordura e flacidez muscular do território palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além de estético. Não deverá, entretanto acarretar qualquer prejuízo para o lado da função das pálpebras, desde que a evolução pós-operatória seja normal.

Biolipoplastia e Lipoenxertias

Popularmente conhecida como lipoescultura, esse procedimento consiste no aproveitamento de gordura removida para melhorar os contornos de algumas regiões do corpo e do rosto, como lábios e glúteo.
Este procedimento exige uma técnica mais cuidadosa e cânulas mais finas do que as utilizadas na lipoaspiração. Pode ser indicado para aprimorar uma lipoaspiração, por isso é frequente a associação das duas técnicas em um mesmo ato cirúrgico.
​Essa técnica é de fácil realização, grande versatilidade, baixo custo e baixa rejeição, pois a própria gordura do paciente é introduzida novamente.

Ninfoplastia

A ninfoplastia é indicada para a redução dos pequenos lábios vaginais em pacientes que apresentam hipertrofia, ou seja, o aumento do tamanho dos lábios da vulva.
A redução deve ocorrer de forma a adaptar os lábios ao estado normal, respeitando a função de proteger a entrada da vagina, dificultando o aparecimento de infecções bacterianas, além de auxiliar na lubrificação do local.

Otoplastia

A protrusão excessiva do pavilhão auricular, popularmente conhecida como “orelha em abano”, é uma característica que se manifesta em vários membros de uma mesma família.
Trata-se de uma anomalia da posição do pavilhão auricular em relação ao crânio. Seus portadores apresentam as orelhas visivelmente mais abertas e protuberantes que o normal.
Esta condição torna-se um estigma, especialmente na infância e adolescência, quando geram comentários pejorativos causadores de reflexos psicológicos negativos que repercutem no comportamento e sociabilidade dos jovens.
A cirurgia para correção das Orelhas em Abano, denominada Otoplastia, produz excelentes resultados para a grande maioria dos pacientes. Nesta cirurgia, as orelhas são posicionadas em uma angulação normal, sem deixar cicatrizes perceptíveis.
Em geral, a consequência pós-operatória imediata é a plena satisfação dos pacientes e uma sensação de alívio por terem se tornados livres desta anomalia, que para eles era tão estigmatizante.
Os reflexos são observados na postura, vestuário, corte dos cabelos, penteados e no comportamento social e familiar que exala um sentimento de maior liberdade e, obviamente, maior alegria de viver.

Septoplastia

O septo é uma “parede”, constituída de osso e cartilagem, que separa as duas cavidades nasais. Quando o septo possuiu um formato anormal, ele pode causar problemas na respiração.
A septoplastia é a cirurgia que corrige os desvios ou imperfeições do septo nasal. Uma incisão interna é feita em um dos lados do septo nasal e, após se levantar a membrana mucosa do osso, removem-se as partes de osso e cartilagem que estejam causando obstrução. Havendo necessidade, realiza-se uma cirurgia plástica. Finalmente, recoloca-se a membrana mucosa em sua posição original.
A cirurgia nasal é recomendada nos seguintes casos: obstrução das vias respiratórias nasais, cefaléia decorrente do esporão septal, sangramentos nasais incontroláveis, deformidade do septo nasal descoberta em outra cirurgia intranasal.